Explicação de um texto – Parte II – “Informação versus fake news”

Explicação de um texto – Parte II – “Informação versus fake news”

Vamos agora observar como são desenvolvidos os pensamentos na elaboração dos parágrafos no texto que estamos analisando.

Sabemos que um parágrafo é uma unidade de composição. Ele deve formar um todo na apresentação do pensamento que desenvolve. Tudo ali tem um porquê, um significado.

Assim, notamos que o primeiro parágrafo se inicia por um verbo, um verbo com forte sentido negativo: proliferam (propagam-se).

Quem? As notícias falsas. As ações (verbos) que dão continuidade ao pensamento reforçam essa informação: Fazem… estrago. Confundem. Enganam. Desinformam.

Contrapondo-se a esse estrago, o autor apresenta aquilo que vê como antídoto: a qualidade da informação, desde já qualificada como a poderosa força persuasiva do conteúdo qualificado. Destaca-se no argumento a intensidade dos adjetivos utilizados: poderosa, persuasiva, qualificado (Sabemos que um adjetivo, quando utilizado, tem um papel a cumprir: ou acentua uma informação ou a dilui).

 

Apontado o problema e sugerida a solução no primeiro parágrafo, no segundo, o autor se dedica a analisar o contexto em que se dão as mudanças no setor da comunicação, ainda aqui explorando a força dos adjetivos: As rápidas e crescentes mudanças no setor da comunicação puseram em xeque os antigos modelos de negóciosrápidas, crescentes, antigos (modelos), seguro.

Vivemos um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma baita oportunidade. Ao lado de um grande desafio, nos surpreendemos com baita oportunidade. Desafio e oportunidade se contrapõem e se completam. Por que baita, por que empregar gíria? Sendo uma publicação em jornal, o uso da gíria parece aproximar autor/leitor e conferir força ao argumento.

 

No terceiro parágrafo, inicia-se a proposta de reação para o resgate do bom jornalismo. Veja o significado crescente entre pensar e refletir (refletir é mais que pensar) e também entre mudança de paradigma, criatividade, capacidade de inovação (observe como há um crescendo nas ações propostas). Esse recurso prende o leitor e reforça a mensagem.

 

Mas é preciso… inicia o quarto parágrafo. A conjunção adversativa mas (assim como porém, contudo…) remete a uma preocupação prévia (previamente) – nada é tão simples, é necessária a autocrítica.

 

Os parágrafos cinco e seis contrapõem o antes e o agora e levam o leitor a caminhar com o redator na comparação dos cuidados que tínhamos em guardar nossas lembranças em álbuns de fotografias e a ânsia com que hoje acumulamos imagens digitais distanciadas de nossa memória afetiva. Este recurso – de apelar à imagem fotográfica –, que, num primeiro momento, parece fugir do assunto proposto, é também uma forma afetiva usada pelo autor para se aproximar de seu leitor e fisgá-lo por meio de costumes compartilhados.

 

Essa digressão é concluída no parágrafo sete quando o autor registra a preocupação de estarem as relações afetivas sucumbindo à coletiva solidão digital.

 

O parágrafo oito retoma a linha de raciocínio com a expressão algo análogo que, ao mesmo tempo, dá continuidade à argumentação e remete aos parágrafos anteriores. Neste parágrafo, mais uma vez, encontramos a força significativa dos termos empregados: consumo (da informação), (navegamos) freneticamente, enxurrada (de estímulos), (ficamos) reféns.

 

No parágrafo nove, destaca-se a preocupação do autor com a necessidade de retomar a magia do jornalismo de sempre. A interrogação Será?, que introduz o parágrafo, ao fazer a ligação com o parágrafo anterior, ao mesmo tempo, questiona sua última observação e permite que, a partir dali, sejam arrolados os argumentos que defendem a reinvenção do jornalismo.

 

No parágrafo dez, o redator apresenta um diagnóstico preocupado com o que chama de jornalismo sem alma e sem rigor. Veja aqui a força das locuções adjetivas e o paralelismo na repetição da palavra sem. No período iniciado por esse sujeito (jornalismo sem alma e sem rigor), os verbos que compõem as orações chamam a atenção pela força que comunicam e pela intensidade de significado que sua proximidade provoca: … diagnóstico de uma perigosa doença que contamina redações, afasta consumidores e escancara as portas para os traficantes da mentira. No emprego dos verbos, relacionados à perigosa doença, reconhecemos também o paralelismo construído com os verbos todos na 3ª. pessoa do singular. Ao mesmo tempo em que a repetição cria um ritmo harmonioso, mantém a unidade da informação.

 

O autor retoma, no parágrafo onze, um olhar propositivo que se expressa por é preciso contar boas histórias… Para reforçar esse argumento inicial, trabalha com contrastes: com transparência e sem filtros ideológicos; transformam um princípio irretocável num jogo de aparência. Volta aos paralelismos (repetições intencionais que funcionam como um reforço e conferem harmonia e intensidade à mensagem): a batalha da isenção enfrenta a sabotagem da manipulação deliberada, da preguiça profissional e da incompetência arrogante;  O bom jornalista ilumina a cena, o repórter manipulador constrói a história (aqui, contraste nos comportamentos apontados, paralelismo na construção frasal).

 

Do parágrafo doze até o parágrafo catorze estendem-se os argumentos em que o autor procura caminhos para o retorno à boa e velha reportagem. Os parágrafos vão-se sucedendo expondo as práticas que resultam na perda de credibilidade da notícia. Também nessa argumentação o autor se vale de locuções adjetivas e adjetivos carregados de significados que se somam aos significados dos substantivos ou os descaracterizam: imparcialidade aparente; repercussão seletiva; pluralismo de fachada, hermético e dogmático, o que confere força aos argumentos. Explora ainda os contrastes: Mata-se a notícia. Cria-se a versão (parágrafo doze). No parágrafo treze, destaca-se novamente o emprego dos adjetivos que reforçam a mensagem trazida nas afirmações do redator. O paralelismo apoiado nos substantivos abstratos, encontrado no parágrafo catorze, Politização da informação, distanciamento da realidade e falta de reportagem, confere força aos argumentos que vêm a seguir.

 

Nos parágrafos quinze e dezesseis vemos reforçado esse caráter propositivo que vê a possibilidade de resgate do jornalismo com a vibração da vida e o resgate do velho ofício (a boa informação).

 

Destaque-se, em todo o texto, a evidente preocupação com os encadeamentos e com os elementos de coesão entre os parágrafos e entre as ideias desenvolvidas pelo repórter.

 

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