O Romance Romântico e o Romance Realista

O Romance Romântico e o Romance Realista

O Romance Romântico

Publicado originalmente na dissertação de mestrado O texto no espaço virtual: a leitura em rede, de Clarmi Regis

Destaque especial teve no movimento romântico a narrativa romanesca. Foi por meio dos romances que a Europa marcou seu reencontro com o mundo medieval em que repousavam as raízes das modernas nações europeias. Ali floresceram os ideais cavalheirescos que resgatavam na origem heroica a dignidade da pátria e se expressaram nos romances históricos. Encontram-se também as narrativas apoiadas no embate entre o Bem e o Mal, com a vitória do primeiro. No Brasil, o romance histórico se fez indianista na busca das raízes da nacionalidade (não esqueçamos que a independência há pouco alcançada legou aos intelectuais românticos o compromisso de construir a identidade nacional).

O primeiro romance bem-sucedido na história da literatura brasileira foi A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. Seu reconhecimento se deve ao fato de ter sido a primeira narrativa centrada em personagens brasileiras, com ambiência local.

Os romances do período romântico foram construídos em torno de quatro grandes núcleos:

  • os romances históricos, voltados para as relações que fizeram o Brasil colônia;
  • os romances indianistas, no intento de estabelecer nossas raízes históricas, construíram-se em torno da idealização da figura do índio, transformado em herói nacional;
  • os romances urbanos, com ênfase nas relações amorosas, foram o espaço de revelação das preocupações burguesas, sua noção de honra e o significado do dinheiro nas relações estabelecidas;
  • o romance sertanista ou regionalista, voltado para o mundo rural, veio a ser a abertura para uma das temáticas mais significativas a se desenvolver na literatura brasileira nos movimentos literários que se seguiram ao Romantismo.

Embora encontrados em muitos dos escritores do período, os romances assim caracterizados foram cuidado especial de José de Alencar, que se propôs a, através de sua obra, representar o Brasil em todas as suas facetas.

O Romance Realista

Publicado originalmente na dissertação de mestrado O texto no espaço virtual: a leitura em rede, de Clarmi Regis

O romance realista assume características muito próprias, resultantes dos princípios cientificistas do período histórico em que foi cultivado. As narrativas da época revelam uma concepção materialista do homem. O escritor busca a caracterização dos tipos que cria, de forma a neles retratar os efeitos das pressões naturais e sociais, já que a visão determinista aponta o comportamento das personagens como decorrente de forças que escapam a seu controle. Aparecem tais relatos como resultado da observação, com características muito fortes e concretas.

A linguagem com que são construídos os textos é cuidada, correta e harmoniosa; a narrativa, lenta e voltada para minúcias.

Cuidado deve ser tomado para que sejam percebidos os elementos presentes nas narrativas realista-naturalistas capazes de distinguir as duas tendências. De forma resumida, pode-se afirmar que ambas partem da mesma vertente, mas, enquanto o Realismo se detém em detalhes comuns à natureza humana, o Naturalismo tende ao patológico, revelando o aspecto cruel de sua realidade.

http://blogpalavra.com.br

Deixe um comentário